![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjepWuw6yEfHzzHXuuBKwmQHM9LRIF6l6vdclQgNfNuyMyfJ6llTZ3OtDx5rOp8c9J3kegNJx7Giw4_O1_E9OA7rri8vPqWzVvepZMam-wfYAKnpenMUDCRPjxFb8ioB_dVqE0i_V7goOM5/s320/3ds.jpg)
No dia 23/03 foi anunciado o Nintendo 3DS, a nova geração de portátil da Nintendo. Junto com ele, foram anunciados uma série de tecnologias novas que prometem criar uma nova experiência no quesito de jogabilidade.
Muito ja está se falando dessas novas tecnologias e como elas funcionam, mas aqui, vamos tentar entender o Nintendo 3DS mais profundamente, de uma forma menos técnica e mais simples.
Uma das novidades que causou maior aclamação entre o público é a nova tela do 3DS (menor que a do nintendo Dsi Xl, porém, maior que a do Dsi convencional), que promete transmitir a sensação de 3-D sem a necessidade do uso de óculos.
Um filme em 3-D digital usa um ou dois projetores digitais para reproduzir a imagem na tela. Estruturas com dois projetores utilizam um deles para reproduzir a imagem para o olho esquerdo e o outro, para o olho direito. Assim, cada projetor emite uma imagem polarizada para cada um dos olhos, e cada lente do óculos possui uma inclunação e polarização diferente, fazendo com que voce interprete uma sensação de profundidade no cinema.
Falando de uma forma mais prática, seria como um projetor mandando uma imagem para seu olho direiro, e outra para seu olho esquerdo. Quando os dois olhos percebem a image juntos, elas são mescladas de uma forma que voce tenha a imressão de profundidade (caso voce queira saber mais sobre cinemas 3-D, clique aqui).
O Nintendo 3-DS promete passar a mesma tecnologia, porém sem o uso de óculos. Isto é possível através da tecnologia Parallax.(que segundo o wikipedia, é um vilão fictício da editora norte-americana DC Comics. Seu alter-ego é o Lanterna Verde Hal Jordan.¬L¬).
Agora, sem brincadeiras, o parallax nada mais é do que uma forma de enganar nosso cérebro mandando imagens diferentes para o olho esquerdo e para o olho direito. Isto acontece porque nossos olhos captam a mesa imagem de pontos angulares diferentes. O cérebro automaticamente funde as duas imagens numa só, gerando a ilusão de uma visão em profundidade, ou em três dimensões. Abaixo, podemos ver uma imagem representando esta idéia:
A tecnologia do Nintendo 3DS será baseada nesta idéia. Dependendo do ângulo em que seu olho olhar para a tela, voce verá uma imagem transposta sobre a outra que vai dar a impressão de profundidade.
Isto pode ser feito pelo fato de o Nintendo 3DS ter uma câmera imbutida dentro da tela. Desta maneira, é possível que um ponto de centralização das imagens seja definido, e que possa definir um ponto de fuga para as imagens.
Ja existe um jogo do Dsi que trabalha com essas características. Veja a baixo um trecho do jogo:
Existem rumores de que o Nintendo 3DS tenha um giroscópio dentro dele (item do qual identifica se o aparelho esta deitado ou não, entre outras posições. O giroscópio é usado na tecnologia do Nintendo Wii). Isto tornaria o Nintendo 3DS ainda mais preciso na possibilidade de transmissão da sensação de três dimensões.
Além de todas estas regalias, o Nintendo 3DS também virá com um ponte processador gráfico (O chip da NVidia Tegra 250, mesmo chip utilizado em tablets, smartbooks e e-readers), que expeculam que vai ter um poderio gráfico comparável ao do GameCube.
Especificações:
- Processador Dual-core ARM® Cortex-A9 MPCore™ de até 1.0 GHz
- 32-bit LP-DDR2, DDR2
- OpenGL ES 2.0
- Resolução de até 1080p!
Também foi anunciado que o novo portátil possuirá um 3-D stick. Isto é, o direcional ou será analógico ou será uma nova tecnologia que apenas podemos imaginar:
O Nintendo 3DS foi anunciado para o março de 2011, mas esperamos que na E3 deste ano, sejam mostradas algumas novidades em relação ao 3DS. Enquanto isso não acontece, nos resta tentar fechar todos os jogos ainda não fechados do Nintendo DS.
Se voce gostou do asunto, tem algo a acrecentar, uma crítica construtiva, ou algo que não foi citado, não deixe de comentar!
Fonte:
http://www.wii-brasil.com
http://www.cinema3d.com.br
http://clickindaia.blogspot.com/2010/03/mas-nao-era-em-3d.html
http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/