Os games side scrolling surgiram em meados dos anos 1980, junto com o NES. Desde então, até a era dos 64 bits, esse formato foi adotado por quase todos os jogos de video-game.
Para quem não sabe, side scrolling é aquele típico game que se desenrola geralmente em 2D e o personagem move-se sempre para o lado. Um exemplo clássico é Super Mario Bros., e um exemplo mais recente é o aclamado Rayman Legends.
Mas você já notou que sempre os personagens correm para a direita e não para a esquerda? O psicólogo da universidade de Lancaster, Peter Walker, sugere que isso acontece por que o ser humano tende a inclinar as coisas mais para a direita. Jogar um jogo em que o personagem anda para a esquerda é extremamente desconfortável, pois passa a sensação de movimento contrário para o ser humano.
É claro que os programadores sabiam disso, e algumas fases de alguns jogos de plataforma, como o Yoshi´s Island de SNES, por exemplo, usam esse fator para aumentar a dificuldade!
Como a fase 'Hop Hop Donut Lifts', que além de fazer você se mover para a esquerda, faz com que a tela se mova sozinha, dando a sensação de pressa ao jogador. E como se não bastasse, todo cuidado é pouco pois há um precipício logo abaixo.
A fase 'Hop Hop Donut Lifts' é um grande exemplo desta síntese!
Outros games como Sonic 2, aplicam essa ideia de outra forma, colocando percursos que alternam de rumo durante a fase. Por exemplo, na segunda fase do jogo, é comum acabar indo para a esquerda mas acabar voltando para a direita, confundindo assim seu senso de direção. Sempre se sentiu desconfortável com essas situações, não é?
Walker foi além e disse que isso não se aplica só aos games, mas em nossas rotinas diárias. A ideia também é utilizada em fotografias, como por exemplo nas crianças correndo num campo para uma propaganda. Na maior parte das vezes, elas estarão correndo para a direita.
Designers também podem utilizar disto ao formatar a letra em Itálico, inclinando para o lado para dar uma sensação de velocidade em uma propaganda de carros.
Isso me fez lembrar uma regra básica em FPS (First Person Shooter, ou jogos de tiro, Call Of Duty, Halo, Battlefield e etc... ) é sempre se manter a esquerda, pois o adversário sempre vai se movimentar do centro para a direita, dando assim uma vantagem tática.
É muito bacana que um estudioso de psicologia tenha utilizado games para comprovar uma ideia, e isso nos mostra o quão incríveis games podem ser, por mais que sejam simples. Você pode ver o artigo completo do psicólogo clicando aqui.
Você leitor concorda com essa ideia? Já se sentiu desconfortável jogando um game side scrolling para a esquerda? Comente!